Vamos criar um código para nossas vidas. Nele, podemos ordenar as leis que regem o destino de cada um de nós, com dispositivos apropriados às ações que praticamos no dia-a-dia da existência terrena.
É possível adotar a ironia anglo-saxã que cunhou o termo blue sky laws, as leis do céu azul, que prescrevem a tonalidade dos ares primaveris, uma pureza celestial, embora as nuvens estejam cinzentas, prenunciando tempestades.
Jamais esquecer: em nossas mentes coexistem, em harmonia, a concepção de justiça e a noção de deveres. Eles podem ser aprimorados no dia-a-dia, de acordo com os ditames da consciência que delimita o território entre a região do bem e as terras do mal.

+

Chegadas e partidas, alvorecer, entardecer e o manto da noite. Eis o ciclo da vida, o mistério não desvendado. Ficam fragmentos de intensos momentos vividos no céu estrelado da memória. Pedaços esfarrapados da história de nossa vivência e a lembrança do convívio com amigos e pessoas amadas permanecem como imagens esmaecidas, envoltas pela penumbra da saudade.
De tudo, única certeza: a importância de construir para legar o exemplo, de subir os degraus com a cabeça erguida, a imponência dos justos, dos que se empenham na tarefa de alicerçar o amanhã espargindo as sementes do bem. A felicidade consiste em acreditar no futuro sob a luz divina emanada de Deus. Dele vem o conforto para superar as dificuldades e atravessar o bravio mar das lágrimas.

+

Vamos conhecer as ruas de nossa existência, rever caminhos percorridos e projetar as estradas do futuro. Adiante, há uma praça, muitos bancos, um coreto, música que encanta espíritos e flores que alegram os olhares. Tempo para refletir, breve balanço das realizações. Depois, folhear o catálogo de sonhos a fim de escolher aqueles que serão reais pela força indomável da vontade.
Seguir é preciso. A vida é como o mar, ora manso, outras vezes agitado, sempre em movimento. Suas ondas apagam os rastros deixados para que sejam substituídos por outros formados por nossas andanças. Em frente, pois, com muita garra.